Casa Caraíbas

O Gabinete da Nutt Project foi encarregue de projetar uma casa próxima à praia no distrito de Braga. O proprietário mora nas Caraíbas e tinham como desejo uma residência contemporânea e sustentável construída com um único material, o betão. Localizada em condomínio de alto padrão numa zona residencial, a casa apresenta uma estrutura monolítica divida em três pavimentos.
  • Localização

    Paredes, Porto

  • Serviços

    Arquitetura

  • Cliente

    Privado

Challenge

A decomposição do volume principal para dar resposta aos diferentes compartimentos foi o mote deste projeto.

No piso superior desenvolve-se a zona privativa enquanto que no rés-do-chão projetamos a sala de estar, as áreas de serviços e a cozinha. A cave foi projetada com uma grande vitrina para o estacionamento automóvel com o recurso à luz natural que surge pelo vão lateral.

O conceito open-space e a relação cheio / vazio criam uma harmonia em conjunto através da circulação fluida entre os espaços interiores e exteriores. Assim, ao percorrer os vários espaços da habitação é possível vivenciar várias sensações.

Challenge

O principal desafio deste projeto foi o desenvolvimento de uma construção totalmente sustentável.

A abertura zenital na zona da piscina exterior em conjunto com os vãos envidraçados permite optimizar o aproveitamento da luz solar. A varandas e alpendres foram cuidadosamente projetados para a proteção do sol e da chuva, com recurso a um processo de desenho bioclimático que analisa as questões solares e de precipitação.

O uso de soluções sustentáveis, tais como captação de água da chuva e a vegetação ao longo das varandas no piso superior ressaltam o empenho em cumprir os requisitos do projeto.

A integração da piscina com a zona social da habitação favorece a relação entre o interior e o exterior tornando o espaço esteticamente apelativo e funcional.

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.